Buscar

3 FORMAS DE MEDIR O CLIMA ORGANIZACIONAL DA SUA EMPRESA




Oferecer um ambiente de trabalho saudável e agradável para o seu time é o que de fato irá trazer resultados para o negócio, pois um time que trabalha em um espaço favorável ao crescimento faz de tudo para contribuir com o sucesso da empresa.



Agora vamos às dicas ↓


1. Pesquisa de clima organizacional (não tinha como deixá-la de fora das dicas) - Se você quer saber como uma pessoa se sente, dê um espaço seguro para ela te contar. Pergunte! Não tem para onde correr. Estruture uma pesquisa de clima organizacional e dispare para todos os colaboradores.


2. Aplique o IFT (índice de felicidade no trabalho) - numa escala de 0 a 10, quão feliz você se sente ao trabalhar nesta empresa? Essa pergunta faz parte de um indicador desenvolvido pelo PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) com a intenção de medir e revelar o nível de felicidade interna de uma empresa.


3. Meça a porcentagem do seu turnover (voluntários) - Já falamos algumas vezes por aqui que muitos desligamentos voluntários não são um bom sinal. Se a empresa contrata bons profissionais e logo eles saem, existe algum gap entre o processo de recrutamento e seleção e a prática do dia a dia. É importante verificar se o negócio está oferecendo a valorização adequada. Planos de carreira, possibilidade de crescimento, salários e benefícios compatíveis com o mercado. Como saber se a promessa do R&S está sendo cumprida? Fazendo acompanhamentos e no caso de pedidos de demissões, fazer a entrevista de desligamento. Temos um post falando exclusivamente sobre esse tema.


Você já pratica alguma dessas dicas para medir o clima organizacional da sua empresa? Conta aqui nos comentários!