Buscar

A IMPORTÂNCIA DA LINGUAGEM CORPORAL EM UMA ENTREVISTA



O corpo fala e você precisa aprender a ouvir!


A linguagem corporal é o reflexo externo do estado emocional da pessoa.

Cada gesto ou movimento pode ser uma valiosa fonte de informação sobre a emoção que uma pessoa está sentindo no momento.


Aqui na Conceito 3W temos um time especialista em microexpressão facial e corporal que é capaz de avaliar os nossos candidatos desde o primeiro contato.


Acreditamos que ninguém consegue controlar totalmente as expressões corporais (já que elas são naturais e muitas vezes instintivas). Esse estudo faz parte da nossa metodologia e contribui muito com a nossa assertividade nos processos seletivos dos nossos clientes.


Separamos algumas expressões para você ficar de olho na hora do bate-papo 👇


Aperto de mãos: a mão suada do(a) candidato(a) indica nervosismo e ansiedade. Outro ponto importante de reparar é a força que o(a) candidato(a) está usando, se for forte demais pode ser um sinal de que ele(a) tente dominar a conversa.


Contato visual: a falta de contato visual diz muito sobre o outro. Indica a

chance de mentiras no diálogo, insegurança e dificuldade de concentração, nesse caso é importante investigar e tentar extrair da conversa os possíveis motivos.


Tom de voz: o tom de voz traduz a energia do candidato(a), é possível descobrir através da entonação se a energia é alta ou não. A variação do agudo da voz, por exemplo, pode indicar um sinal de nervosismo e desconforto.


Braços cruzados: essa postura indica uma falta de conexão. Demonstra que o(a) candidato(a) está na defensiva, que não está aberto(a) a novas possibilidades ou um possível desapontamento.


Usamos um lema com o nosso time que é "na dúvida, investigue", então se você entrevistar um perfil para o seu time e reparar que o(a) candidato(a) possui expressões estranhas, investigue!


Observação: esses são alguns exemplos genéricos e todo candidatos deve ter sua linha de base analisada previamente para um diagnóstico assertivo.


Se você quer ver mais conteúdos como esse --> curte esse post, comenta, manda para um(a) amigo(a) que quer construir um time potente com foco em GENTE.