Buscar
  • Ana Quirino

COMO CONDUZIR UMA ENTREVISTA PROFUNDA E MARCANTE EM 3 PASSOS



1) Crie conexão logo no início.

Faça perguntas menos técnicas no começo, como por ex: você já consegue sair sem máscara na rua ou ainda é algo muito ousado depois desses anos de restrição? Deixe o candidato à vontade para expor sua opinião e, principalmente, se sentir ouvido.


2) Alinhe com o(a) candidato(a) o tempo que a entrevista vai durar -

Às vezes, sua metodologia de entrevista possui um tempo máximo de 20 minutos. É muito importante que isso seja comunicado no inicio do bate-papo para o(a) profissional, pois os candidatos podem sair da entrevista achando que foram mal e por esse motivo a entrevista durou "tão pouco". Isso acontece quando as pessoas criam uma expectativa de que a conversa duraria 1hr, por exemplo. Inicie a entrevista informando o tempo que o diálogo provavelmente levará.


3) Alinhar próximos passos - Ainda batendo na tecla de clareza, deixar claro quais são os próximos passos do processo seletivo e um prazo para os retornos é uma informação muito valiosa, pois diminui o número de desistências de bons candidatos que eventualmente estão participando de outros processos seletivos. Também é muito importante para o profissional saber quanto tempo ele tem para se organizar antes de mergulhar em uma possível nova oportunidade de trabalho.


Deixa aqui nos comentários qual é a sua maior dificuldade na hora de conduzir uma entrevista?


Ps: não esqueça de salvar esse post para consultar quando precisar.

2 visualizações0 comentário