Buscar

COMO O RH PODE TREINAR SEUS GESTORES PARA ENTREVISTAR?



Treinar o seu time é uma missão e tanto, e aqui na Conceito 3W levamos as entrevistas a sério e acreditamos que para fazer desse momento uma conversa humana, potente e com foco no que importa é necessário investir tempo para capacitar os gestores. Quem entrevista determina o futuro de uma vaga e de milhares de pessoas, pensem nisso como a MAIOR decisão que um líder pode ter.


Selecionamos 3 ações que um RH deve fazer para treinar seus gestores para entrevistas.


1. Proporcionar um ambiente com processos estruturados -

A ideia aqui é que o RH prepare um roteiro de entrevistas para os gestores seguirem. A intenção não é robotizar as avaliações e sim guiar os gestores no momento da conversa. Aqui na Conceito 3W, por exemplo, todos os gestores possuem um guia prático com as perguntas que precisam ser realizadas e, principalmente, o que a pergunta deseja extrair de cada resposta.


2. Foco no que realmente importa -

Muitos gestores que estão no início da carreira acreditam que a única forma de garantir que um profissional seja bom no que faz e para a empresa é analisando dados que, na nossa opinião, não dizem nada. Então as perguntas giram em torno da idade, localização, formação, estado civil e tantos outros rótulos que só servem para descartar pessoas boas de processos seletivos. O RH precisa garantir um processo imparcial e humano treinando a sua base para focar no que trará de fato resultados.


3. Preparo -

Assim como um candidato se prepara para uma entrevista, acreditamos que todo gestor deva fazer o mesmo. Levar perguntas situacionais em que o candidato terá que lidar no dia a dia para determinada função é estratégico para minimizar o risco de contratar alguém que não tenha o potencial que a vaga procura.


Esse conteúdo te ajudou de alguma forma? Então deixa a gente saber, deixe #entrevistaécoisaséria aqui nos comentários!