Buscar
  • Ana Quirino

NÃO VALORIZE SEU FUNCIONÁRIO SÓ NA SAIDA!




Alguma vez na sua vida profissional você já pediu demissão e te fizeram uma contraproposta? Se sim, como você se sentiu?


A: Muito valorizado

B: Pressionado a aceitar

C: Chateado porque já era tarde demais


Se você está em uma posição de gestão, não espere isso acontecer. Valorize seu funcionário enquanto você pode! Deixe-o saber o quanto o trabalho dele faz diferença na organização e no seu time.


Um colaborador, quando busca uma nova oportunidade fora, está insatisfeito com algo na vida profissional. Pode ser que ele sinta que não está se desenvolvendo tecnicamente, ou não acha que a remuneração é compatível, ou o ambiente está tóxico... Algum motivo tem!


E fazer uma contraproposta como estratégia de retenção não é a solução desse problema. Se ele ficar por dinheiro, uma hora por mais dinheiro ele vai.


Separamos 3 dicas básicas para o seu colaborador saber que é valorizado:


1) Faça feedbacks contínuos com o seu time - Essa é a melhor forma de alinhar expectativas, reduzir os ruídos e acompanhar de perto como as pessoas do seu time estão se sentindo, não só em relação aos desafios do trabalho, mas como em relação a sua gestão. Determine um período e aplique feedbacks!


2) Reconheça metas batidas - Primeiro, determine quais são os objetivos do mês de cada pessoa do seu time e quando baterem, comemore! Não deixe passar batido. Estruture algum modelo de reconhecimento e aplique. É muito importante as pessoas saberem que todo o esforço que fazem é valorizado.


3) Saiba qual é o plano de carreira de cada pessoa do seu time - Essa é mais uma ação que tem como foco principal alinhar expectativas. Muitas pessoas que trabalham em uma organização sabem quais são os objetivos e onde a empresa quer chegar, mas será que a empresa sabe onde essas pessoas querem ir? De qual forma o seu negócio pode impactar e colaborar para a realização dos objetivos profissionais e de vida do seu time? Conheça a essência de cada colaborador e entenda como você pode contribuir.


Eai, ficou claro que a hora de valorizar um colaborador é durante a parceria e não só no final?


Não esquece de comentar como você se sentiu ou como se sentiria se recebesse uma contraproposta ao pedir demissão de uma empresa, estamos curiosos para saber!




0 visualização0 comentário