Buscar
  • Ana Quirino

OS 4 TIPOS DE PLANO DE CARREIRA



Plano de carreira é o mapa de desenvolvimento de um profissional. Ele serve para trazer clareza do que é preciso ser feito para alcançar os objetivos desejados.


É muito importante conhecer os diferentes formatos para saber qual se aplica melhor a cada integrante do seu time. Afinal, enquanto uma pessoa deseja gerenciar equipes em algum momento profissional, outra pode não ter esse desejo, e ai, cabe ao líder desenvolver esses profissionais para o melhor aproveitamento das habilidades que cada um possui.


Confira na imagem abaixo as particularidades de cada modelo 👇


Plano de carreira Y: A carreira em Y é marcada por um começo linear com a possibilidade de dois caminhos: cargo de gestão ou especialista.


Plano de carreira W: Nesse formato, a pessoa atua em várias frentes diferentes e de forma simultânea. O profissional dessa carreira não será responsável por desenvolver e gerenciar pesssoas de forma geral, mas sim liderar projetos específicos, com um foco mais definido.


Plano de carreira Linear: Aqui existe um padrão bem mais estabelecido de cargos e níveis hierárquicos. É uma carreira mais objetiva e pré-definida.


Plano de carreira em Rede: Já na formato em rede, o plano de carreira não é linear, o que faz com que ofereça mais caminhos, permitindo que a pessoa transite em cargos gerenciais e técnicos.

0 visualização0 comentário