Buscar

POR QUE O SEU CANDIDATO PRECISA SABER A REMUNERAÇÃO DA VAGA?



Aqui na Conceito 3W defendemos a divulgação da remuneração de todas as vagas, porque acreditamos que o candidato precisa entender se faz sentido investir energia no processo seletivo ou não. A ideia é alinhar expectativas e focar no que realmente importa desde o primeiro contato.


Motivos mais comuns para empresas omitirem a remuneração na divulgação da vaga:


1) Evitar que colaboradores saibam o salário do novo funcionário;


2) Inibir um possível desinteresse de candidatos que têm expectativa maior do que o indicado pela vaga;


3) Evitar panfletagem de currículo: pessoas que olham o salário e já se candidatam para a vaga sem nem olharem os requisitos.


Mas para cada um desses três tópicos, temos uma defesa que vai ao encontro do objetivo final que é: poupar tempo e investir energia nos candidatos mais alinhados com a empresa e escopo da vaga.


1) Quando uma organização possui uma política de cargos e salários muito bem definida, o medo de que colaboradores saibam os salários uns dos outros não existe, afinal, tudo está muito bem estruturado e justo;


2) É melhor blindar o seu processo seletivo de candidatos que possuem uma expectativa de remuneração maior que o oferecido na vaga. Do que adianta atrair um perfil que não vai aceitar a proposta no final do processo seletivo?;


3) Crie um processo seletivo que não seja possível os candidatos tratarem como uma panfletagem. Por exemplo: no processo seletivo da Conceito 3W todas as vagas possuem perguntas para avaliar os níveis de conhecimentos técnicos e habilidades comportamentais, um candidato que investe tempo para gravar, no mínimo, 3 vídeos, não está tratando o processo seletivo como uma distribuição de currículos, acredite.


Para contextualizar com dados a nossa defesa, trouxemos uma pesquisa realizada em 2018 pelo Linkedin, que mostra as partes mais valorizadas pelo candidato em uma descrição de vaga e, olha só quem está liderando o topo da lista: a remuneração.


A ordem de importância ficou assim ⬇️


Salário e benefícios (61%)

Requisitos (49%)

Atividades e responsabilidades (49%)

Metas de desempenho (33%)

Cultura da empresa (28%)

Missão da empresa (27%)

Oportunidades de carreira (25%)

Detalhes sobre a empresa (23%)


Conhece uma empresa ou um recrutador que insiste em divulgar vagas sem mostrar o salário? Então encaminha esse post para eles!