
Ana Quirino
POR QUE O SEU CANDIDATO PRECISA SABER A REMUNERAÇÃO DA VAGA?

Aqui na Conceito 3W defendemos a divulgação da remuneração de todas as vagas, porque acreditamos que o candidato precisa entender se faz sentido investir energia no processo seletivo ou não. A ideia é alinhar expectativas e focar no que realmente importa desde o primeiro contato.
Motivos mais comuns para empresas omitirem a remuneração na divulgação da vaga:
1) Evitar que colaboradores saibam o salário do novo funcionário;
2) Inibir um possível desinteresse de candidatos que têm expectativa maior do que o indicado pela vaga;
3) Evitar panfletagem de currículo: pessoas que olham o salário e já se candidatam para a vaga sem nem olharem os requisitos.
Mas para cada um desses três tópicos, temos uma defesa que vai ao encontro do objetivo final que é: poupar tempo e investir energia nos candidatos mais alinhados com a empresa e escopo da vaga.
1) Quando uma organização possui uma política de cargos e salários muito bem definida, o medo de que colaboradores saibam os salários uns dos outros não existe, afinal, tudo está muito bem estruturado e justo;
2) É melhor blindar o seu processo seletivo de candidatos que possuem uma expectativa de remuneração maior que o oferecido na vaga. Do que adianta atrair um perfil que não vai aceitar a proposta no final do processo seletivo?;
3) Crie um processo seletivo que não seja possível os candidatos tratarem como uma panfletagem. Por exemplo: no processo seletivo da Conceito 3W todas as vagas possuem perguntas para avaliar os níveis de conhecimentos técnicos e habilidades comportamentais, um candidato que investe tempo para gravar, no mínimo, 3 vídeos, não está tratando o processo seletivo como uma distribuição de currículos, acredite.
Para contextualizar com dados a nossa defesa, trouxemos uma pesquisa realizada em 2018 pelo Linkedin, que mostra as partes mais valorizadas pelo candidato em uma descrição de vaga e, olha só quem está liderando o topo da lista: a remuneração.
A ordem de importância ficou assim ⬇️
Salário e benefícios (61%)
Requisitos (49%)
Atividades e responsabilidades (49%)
Metas de desempenho (33%)
Cultura da empresa (28%)
Missão da empresa (27%)
Oportunidades de carreira (25%)
Detalhes sobre a empresa (23%)
Conhece uma empresa ou um recrutador que insiste em divulgar vagas sem mostrar o salário? Então encaminha esse post para eles!