Buscar
  • Ana Quirino

QUAIS AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS PARA ANALISAR EM UM VÍDEO DE UM CDD?



Muitas pessoas perguntam o porquê pedimos para candidatos responderem perguntas através de vídeos e a resposta para isso é muito simples: queremos oferecer um espaço para os candidatos serem eles mesmos sem investirem energia pensando em como demonstrar de forma escrita quem eles são, o que pensam e como pode ser escrito.


Através de vídeos conseguimos analisar muitos pontos e separamos alguns deles para esse post.


Quais as principais características analisar em um vídeo de um candidato?


1. Tom de voz e energia -

Isso aqui é a primeira coisa que sentimos a distância, né? Tem gente que contagia e alegra o nosso dia ao dar um "bom dia". Existem vagas que exigem do profissional muita energia e conseguimos extrair isso de um vídeo ao ouvir o tom de voz do candidato, o quanto ele está empolgado ou desanimado, se ele tem dúvidas do que realmente quer ou não. Então, analisamos bastante esse ponto nos vídeos.


2. Objetividade (respondeu o que foi perguntado e respeitou o tema-chave da pergunta) - Nesse ponto, conseguimos analisar através das respostas dos candidatos o quanto eles são ou não objetivos, se a pessoa é mais contextualizadora ou se é prolixa. Isso tudo depende do que a vaga exige, jamais iremos descartar uma característica que não impacta na vaga.


3. Postura e expressões faciais -

Essa análise é mais técnica e geralmente são especialistas que a fazem. Aqui na Conceito 3W, por exemplo, o nosso time de recrutamento e seleção é especialista em microexpressões faciais e por isso, conseguem desde o primeiro contato com os candidatos analisarem expressões faciais que compõem o perfil comportamental do profissional. Levando sempre em consideração o contexto e a linha de base de cada situação e/ou pergunta realizada.


Você gostou desse conteúdo? Então nos deixem saber! Curta, comente e encaminhe para um recrutador que precisa saber o que avaliar nos vídeos dos seus candidatos :)



1 visualização0 comentário